Slogan

"Deus não joga dados..." - A.Einstein

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Apostilas completas de somatórios


O novo membro da equipe Rodrigo Carlos Silva de Lima (Renji) elaborou uma excelente coleção de apostilas sobre somatórios que nosso leitor encontra gratuitamente aqui. 

Os materiais abordam desde definições elementares a teoremas obscuros, tudo rigorosamente demonstrado, mas sem abrir mão da didática.

Alguns tópicos abordados:

- Apostila 1: Operadores, potência fatorial, definição de somatório, números de Stirling, primeiras técnicas, somas telescópicas, Teorema de Cantor, números de Bernoulli, soma de Euler-Maclaurin, números eulerianos, interpolação de Newton. (49 páginas)

- Apostila 2: Funções (fatorial, potência fatorial, Gamma, digamma), números harmônicos, soma por partes, somatórios por interpolação, somatório de funções polinomiais, recorrências, soma de inversos. (64 páginas)

- Apostila 3: Somatório envolvendo fatorial, outras propriedades de somatórios, a técnica de somatórios por partes, somas envolvendo números harmônicos. (24 páginas)

- Apostila 4: Inverso e integrais, somatórios e números complexos, o truque de Gauss, método de derivação para somatórios, método da função indeterminada, soma envolvendo repunit, método da diferença, somatório e logaritmo, somas de potências fatoriais, somatórios por reversão. (42 páginas)

- Apostila 5: Soma sobre conjuntos finitos, função beta e gamma, somas usando função beta, partições para somas, somas e funções piso e teto, manipulações básicas de somatórios, somatórios e recorrências, somatório e diferença, somando k², somatórios e desigualdades, somatório e congruência, somas por meio de operadores, bibliografia comentada. (44 páginas).

- Apostila 6: Somas de coeficientes binomiais, somatórios de coeficientes binomiais por absorção. (15 páginas)

- Apostila 7: Somatórios de funções trigonométricas e hiperbólicas, somatórios e números complexos. (47 páginas)

Mina de ouro para estudantes universitários e também para vestibulandos de alto nível. Vale a pena conferir!





Sugestões, críticas e demais comentários são bem vindos =]

11 comentários:

  1. Cara, será que você pode disponibilizar mais uma vez as apostilas? Estou fazendo um TCC sobre somatórios e de certo posso utilizá-las como referência. Pode ser por link, email ou dropbox. Abraço,

    Hugo Dantas

    ResponderExcluir
  2. Olá, Hugo!

    Agradecemos pelo contato. O link já está disponível novamente.

    Na aba "Downloads" vc encontra todos os nossos materiais reunidos, não deixe de conferir. Caso deseje entrar em contato com o autor das apostilas, favor enviar e-mail para contato@dadosdedeus.com.br

    Abraços e volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Olá, será que o Sr. pode disponibilizar para mim as apostilas? Estou estudando matemática e encontro sempre demonstrações feitas com somatórios. E por falta do conhecimento razoável do assunto às vezes entendimento fica impossível. Pode ser por link.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá, já tentei comunicar a equipe do Dados de Deus mas não tive sucesso, enfim gostaria de reportar que o link está quebrado e que os usuários ficarão muito felizes se for atualizado.

    ResponderExcluir
  5. José e Fernando, pedimos desculpas pela demora. No link abaixo vcs encontram todos os nossos materiais e de brinde parte da nossa base de dados. Usem com responsabilidade e respeitem os direitos autorais.

    https://www.dropbox.com/sh/l31zgftk99glyqk/AADE1xXcpMP8V3NsBkd7QBqFa?dl=0

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Marcos, continuem o excelente trabalho e que Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Estou precisando muito desse material. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Agradecemos pelo contato. O material está disponível em:

      https://www.dropbox.com/sh/5xfygvc9i4mvp7p/AACxNUjnKLggS_hNLRQ-K1Vva?dl=0

      Excluir
  9. Olá! Primeiro, parabéns pela iniciativa aqui!
    Sou estudante de mestrado em Ecologia na estadual do Rio. Estou começando a disciplina de Estatística Aplicada I e estou precisando muito de material sobre somatório. Teria como disponibilizar o material novamente?

    Muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Agradecemos pelo contato. O material está disponível em:

      https://www.dropbox.com/sh/5xfygvc9i4mvp7p/AACxNUjnKLggS_hNLRQ-K1Vva?dl=0

      Excluir